domingo, 19 de abril de 2009

Qual é o cheiro de uma pessoa queimando?

Para cremar uma pessoa, é necessário um fogo intenso e contínuo. Como toda matéria de origem animal, a pessoa não é inflamável. O fogo a queima, mas uma simples chama não desperta uma labareda no corpo de uma pessoa. É preciso trabalho e persistência até depois da morte. Fogo laborioso desde as extremidades e partes mais frágeis até os miolos, partes rígidas e cheias de resistências e surpresas.
Por isso o caixão percorre a esteira fornalha adentro e ali ele fica por uns bons minutos. A boca da fornalha se fecha e a única saída da fumaça é pela chaminé. O fogo persistente consome caixão e pessoa como um só, cinzas indissociáveis, madeira e carne, ossos e pregos, fluidos. Pó único e escuro ao final. Certeza de que fogo impiedoso transformou toda a grandeza e complexidade em um único elemento: cinzas.
A carne animal tem um cheiro característico que identificamos quando nos aproximamos do churrasco. Dependendo do preparo dessa carne, ela terá um cheiro mais acentuado ou não, em função de algum condimento ou tempero. Os elementos que o fogo se utiliza para existir: madeira, fósforo, carvão, papel, ajudam a revelar o cheiro do fogo, também esse forte e característico. Sabemos que algum objeto pega fogo não muito longe do incêndio, graças à propagação da fumaça.
Numa cerimônia de cremação não temos acesso à fumaça, ela é direcionada para cima e para longe. Temos acesso, ao término, às cinzas, mas cinzas são cinzas e cheiram à cinzas e isso é tudo.Qual o cheiro de uma pessoa queimando?

Nenhum comentário: